quarta-feira, 27 de junho de 2012

Que eu me organizando posso desorganizar!


         Se a desorganização é a minha maior sina, provavelmente a teimosia deva ser minha grande qualidade.  Há tempos estou teimando que quero ser  organizada. Uma hora chego lá!
        E como sou mãe e preciso dar o exemplo, vi que tá na hora de dar um jeito na bagunça do quarto das meninas. Nunca pensei em projeto de quarto. As coisas foram acontecendo: vem mais neném? Bota uma mini-cama pra a mais velha...Ganhou mil brinquedos? Bota tudo num baú, numa caixa, num cantinho...
         Comecei a perceber que o quarto nunca ficava arrumado e que as meninas não estavam tendo muito acesso aos brinquedos. Um baú, por exemplo, vira um entulho de coisas! Peças se perdem e alguns brinquedos ficam no fundo, esquecidos para todo o sempre. Resolvi dar continuidade ao meu eterno projeto de me tornar uma pessoa minimamente organizada e tentar passar isso para a prole, antes que seja tarde demais!

         O primeiro passo foi dar uma geral na brinquedaiada, arrumar tudo e separar o que iríamos doar. Convidei as molecas pra esta segunda parte, assim começam a perceber que o que não se usa mais pode ser passado adiante. Foi e não foi uma boa ideia. Elas viam brinquedos que nem lembravam que tinham. Eu separava de um lado, elas brincavam de outro. Foi um semicaos matutino, mas deu tudo certo no final. Saiu um caixote de brinquedos que levamos pra uma meninada que vai valorizar muito mais, pois não têm as coisas assim tão de bandeja. A verdade é que essa galerinha classe-média-média-alta sempre ganha muita coisa e acaba nem dando o devido valor pra aquilo que tem. O bom de fazer este limpa é que vamos aprendendo juntas a trabalhar o desapego.

MOMENTO DESABAFO: Gostaria de ter um fotógrafo acoplado pra tirar foto de tudo!! Mas como não foi possível completar minha chamada, usem a imaginação para reconstituir mentalmente a cena descrita acima e tentar entrar no clima caótico e divertido que a mamãezinha aqui vivenciou! Fecha parêntesis. 

       O segundo passo foi escolher um esquema em que tudo ficasse organizado e disponível para elas. Sem dinheiro, mas com imaginação de sobra, usamos o que tínhamos: caixas de frutas (as sensações 0800, sempre presentes no pedaço)

MOMENTO JABÁ: Já falei que fazemos frutas desidratadas aqui em casa? Fecha mais parêntesis.

...e tinta spray colorida. Outro dia eu comentei que estava com algumas ideias pra colocar mais caixas de frutas na decoração da hausedência. Lembram?

Passo 1 - Estas são de plástico. Limpei todas pra tirar impurezas e tampei a marca nas laterais com papel contact (ei ei ei, contact é nosso rei!)

Passo 2: Forrei o chão com jornal, protegi rosto e mãos e mandei bronca! Usei tinta spray para plástico.  Melhor usar a tinta certa pra não descascar depois e durar por um bom tempo. A tinta seca em 30 minutos, mas o melhor é esperar 24 horas pra colocar coisas dentro.


        O legal de fazer as caixas coloridas é que dá pra dividir por cores os tipos de brinquedos: azul para os jogos, roxo para instrumentos musicais e amarelo para brinquedinhos barulhentos, sei lá. Dessa maneira as crianças identificam onde ficam os brinquedos pelas cores das caixas e facilita na hora de pegar e de guardar.

    Inicialmente eu ia colocar as caixas em uma estante que está meio abandonada aqui fora e precisando de um reparo. Mas fiz as caixas antes, coloquei no cantinho só pra testar e vi que funcionou bem, além de ocupar pouco espaço. Essas caixas se encaixam perfeitamente umas nas outras pra facilitar o transporte nos caminhões. Isso dá um charme quando montamos,  ficam parecendo lego!

Mais uma coisinha maneira pro quarto das molecotas!


Em tempo: O título do post é uma frase retirada da música Da lama ao Caos do grande Chico Science. E pra mim é uma grande sacada.


2 comentários:

  1. ficou lindo!!!! e seu texto é uma delícia ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi. Tudo bem? qual a marca do spray que você usou? estou procurando tinta spray para plástico na cor roxa

    ResponderExcluir